3 de abril de 2009

NÃO SERÁ MAIS UM SIMPLES AMANHECER

Por Luciano Bonfoco Patussi
03 de abril de 2009
lbpatussi@yahoo.com.br
www.supremaciacolorada.com

Sexta-feira, dia três de abril de 2009. Caro leitor, gostaria que você soubesse de uma coisa, independentemente do lugar do planeta onde você possa estar neste momento: você está, na verdade, no Brasil. Mais precisamente, no Rio Grande do Sul. Transfira seu pensamento para Porto Alegre. Sua alma viajará no tempo por mais de cem anos e, vitoriosa como poucos, chegará ao Bairro Menino Deus. Quando abrires os olhos, verás que estarás presente em uma das cadeiras vermelhas que estão enfileiradas sobre cada degrau da arquibancada do gigante de concreto erguido pelo povo na beira do rio.

É noite. O brilho do luar reflete sobre as águas calmas do Rio Guaíba. Este brilho se transfere magicamente para dentro do Gigante da Beira-Rio e é possível vislumbrá-lo no olhar de cada alma colorada que vaga pelo estádio nesta noite, esperando ansiosamente pelo amanhecer. Um novo dia lhes espera. A Alvorada Colorada. Neste momento, é possível ouvir o “colorado, colorado, nada vai nos separar”, entoado por todos os que lá estão nesta noite. Tesourinha. Henrique Poppe e seus irmãos. Carlitos. Dallegrave. Abigail. Adãozinho. Gérson. Tantos e tantos outros. Estão todos eles, você e eu, juntos neste momento, fazendo a tradicional “ola” e puxando um “somos todos teus seguidores, para sempre vou te amar”. Alguns deles são mais otimistas quanto ao amanhecer que se aproxima. Outros acham que irá demorar um século este novo momento da história. Não será mais um simples amanhecer. Se você continuar neste instante, de alma, na arquibancada superior, dê um passo até o corredor. Olhe para baixo. Atrás do gol do placar eletrônico, será possível ver, entre tantas almas, abraçando sua flâmula junto ao lado esquerdo do peito, Mahicon Librelato. Ele está derramando lágrimas, desta vez de alegria, junto a centenas de seguidores do “Clube do Povo”. E você está junto. Ele está unido a uma corrente positiva junto a você e com cada irmão colorado que acompanha o time pela eternidade, de um plano superior, bem provavelmente acima da marquise da “Maior Torcida do Rio Grande”.

O tempo passou. O amanhã surgiu. Correram os anos. Lentamente. Décadas passaram. Um século. Uma linda história foi escrita por gente movida a amor e sonho. Estes sentimentos se transformaram em realidade. Todos atualmente presenciam a realidade que foi possível ser alcançada. E tudo foi movido a dificuldade e sonho. Enfim, a realização. E parece que foi ontem. A luz do sol do amanhecer de quatro de abril de 2009 vem surgindo e trazendo à todos alegres emoções. É motivo de festa o passado alvirrubro e neste exato momento, onde você estiver, se chegou até aqui, será possível ouvir explosões. Foguetório. E vai lembrar de gols históricos. Títulos. Momentos de dificuldade, alegria e emoção virão à tona. Gritos e cânticos. Será possível vislumbrar, já com o sol nascendo ao lado oposto do tradicional pôr-do-sol do rio Guaíba, uma passeata. Uma marcha. São centenas, milhares de seres humanos, todos irmãos, vestidos de vermelho, caminhando em direção ao epicentro de uma paixão que existe há cem anos e que somente algo sobrenatural seria capaz de tentar explicar o que significa para cada um que veste o vermelho e o branco desde o início de sua existência.

Todos nós nascemos há dez ou vinte anos. Trinta, quarenta ou cinqüenta. Quem sabe oitenta ou noventa anos. E quem nasceu a mais de cem anos, na verdade, passou a viver somente desde 1909. Assim como você e eu. Assim como todos nós. Isso está gravado no coração de cada torcedor colorado. Já pararam para pensar que até este momento a palavra-chave que dá nome à instituição conhecida como “Clube do Povo do Rio Grande do Sul” sequer foi citada nas linhas que acima foram esboçadas? E precisa? Não é preciso. E sabem o porquê disso? É porque você, que vive intensamente a “glória do desporto nacional” a cada dia de sua vida, é o Internacional em pessoa. Vermelho e branco. De corpo, alma e coração. E isso por si só dispensa qualquer apresentação. Você, assim como eu, completa cem anos neste sagrado quatro de abril de 2009. Parabéns, torcedor colorado! Você é o Internacional e o Inter é você! E juntos, é possível seguir mais cem anos sonhando, passando por cima de todas as dificuldades e realizando. Conquistando façanhas no Brasil, na América, no Planeta Terra e onde mais houver onze camisas vermelhas perfiladas e dispostas a lutar por você. E por todos nós!

Nenhum comentário: