14 de junho de 2008

Obrigado, Fernandão. Liderança e títulos!

Hoje, 14 de Junho de 2008, o Internacional perde para o futebol do oriente médio o maior ícone das recentes conquistas do clube. Fernandão. Este goiano, mais gaúcho e colorado do que muitos que em nossa terra nasceram, merece todo o tipo de homenagem que for possível. O Internacional sofreu mudanças desde 2003. Estas mudanças resultaram em títulos memoráveis conquistados em 2006. Em 2004, em uma negociação difícil, foi definido o nome do capitão colorado para as conquistas que viriam. Fernando Carvalho foi à Goiás, levou em sua pasta a faixa de capitão e entregou-a pessoalmente.

“- Fernandão, aceitas a braçadeira?. Vamos ao Sul conhecer nossa estrutura, nossa torcida e o nosso planejamento.”

“- Então vamos ao Sul.” – Respondeu o capitão.

Ele veio ao Sul e não voltou mais. Tinha outras propostas concretas. Inclusive do Flamengo. Mas ele veio ao Sul. Conheceu o Inter. Por aqui ficou. Ficou exatos quatro anos para conquistar o mundo e, particularmente, um espaço merecidíssimo na galeria de ídolos imortais da história do Sport Club Internacional.

Gol 1000 da história dos Gre-Nais. Fato que rendeu até camiseta comemorativa. Gauchão 2005. Gols e mais gols. Liderança. Amor ao clube. Copa Libertadores. Propostas do exterior. Respeito ao torcedor. Gols e mais gols. Inteligência para jogar. Campeonato mundial. Mais propostas. Gols. Mais liderança. Recopa. Gols. Copa Dubai. Mais gols. Gauchão 2008. Um dia, ele iria sair. Infelizmente, este momento chegou.

No próprio gauchão 2008, desconfiavam dele. Diziam que não era mais o mesmo. Que havia entregue o primeiro jogo da decisão. Mexeram com os brios do nosso capitão. Na decisão, dos três primeiros gols, marcou dois. Fez três gols no total, dos oito aplicados no Juventude em plena final do campeonato. Memorável partida.

Até hoje, muitos questionam Adriano Gabirú. Como poderia ele ter marcado o gol do título mais importante da história do clube? A explicação é simples. Quando o capitão não agüentou mais jogar, exausto, depois de tanto serviço defensivo, para ajudar os companheiros a segurar o timaço do Barcelona, quem o substituiu? A explicação é simples. Adriano Gabirú entrou no lugar do capitão e encarnou seu espírito. Ou seja, decidiu.

Fernandão. Agradecimento eterno por seus serviços prestados ao Sport Club Internacional. Tristeza pela saída. Meus mais sinceros votos de felicidade nessa nova etapa de sua carreira. Sucesso merecido.

Um comentário:

Unknown disse...

Perfeito o texto! Meus parabéns! Fernandão eterno!